segunda-feira, 9 de junho de 2008

Contagem regressiva e como devem votar os vereadores

FALTAM


2 DIAS

PARA A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE REDUZ GRADATIVAMENTE A CIRCULAÇÃO DE CARROÇAS EM PORTO ALEGRE NUM PRAZO MÁXIMO DE 8 ANOS. VOTAÇÃO SERÁ DIA 12 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

Tendência de voto dos vereadores de Porto Alegre para o projeto de lei sobre a redução gradativa de carroças em Porto Alegre em razão de suas manifestações (até 13/05/2008):

Totalização de Votos
A favor: 24
Contra: 1
Votará coletivamente com sua bancada: 1
Não se manifestaram: 10

Posição quanto ao PL sobre FIM DAS CARROÇAS:
Adeli Sell - adelisell@camarapoa.rs.gov.br - PT - A favor com emenda
Alceu Brasinha - brasinha@camarapoa.rs.gov.br - PTB - A favor na Cuthab

Aldacir Oliboni - oliboni@camarapoa.rs.gov.br - PT - Não se manifestou
Almerindo Filho - almerindo@camarapoa.rs.gov.br - PTB - A favor na CCJ
Beto Moesch - betomoesch@camarapoa.rs.gov.br - PP - A favor em pronunciamento
Bernardino Vendruscolo - bernardino@camarapoa.rs.gov.br - PMDB - A favor na Cedecondh
Carlos Comassetto - comassetto@camarapoa.rs.gov.br - PT - A favor na Cuthab

Carlos Todeschini - todeschini@camarapoa.rs.gov.br - PT - Não se manifestou
Claudio Sebenelo - sebenelo@camarapoa.rs.gov.br - PSDB - A favor na Cosmam
Dr. Goulart - drgoulart@camarapoa.rs.gov.br - PTB - Não se manifestou
Dr. Raul - drraul@camarapoa.rs.gov.br - PMDB - Não se manifestou

Elias Vidal - eliasvidal@camarapoa.rs.gov.br - PPS - A favor na Cosmam
Elói Guimarães - eguimaraes@camarapoa.rs.gov.br - PTB - A favor na Cuthab
Ervino Besson - ervino@camarapoa.rs.gov.br - PDT - A favor na Cedecondh

Guilherme Barbosa - gbarbosa@camarapoa.rs.gov.br - PT - Votará coletivamente com sua bancada
Haroldo de Souza - haroldo@camarapoa.rs.gov.br - PMDB - A favor em pronunciamento
João Antônio Dib - joaodib@camarapoa.rs.gov.br - PP - A favor em pronunciamento
João Carlos Nedel - joaocnedel@camarapoa.rs.gov.br - PP - A favor na Cosmam/CCJ
João Bosco - joaobosco@camarapoa.rs.gov.br - PDT - A favor na Cuthab
José Ismael Heinen - ismael@camarapoa.rs.gov.br - DEM - A favor na Cuthab
Luiz Braz - luizbraz@camarapoa.rs.gov.br - PSDB - A favor na Cefor

Marcelo Danéris - daneris@camarapoa.rs.gov.br - PT - Não se manifestou
Margarete Moraes - margarete@camarapoa.rs.gov.br - PT - A favor na Cedecondh com restrições
Maria Celeste - celeste@camarapoa.rs.gov.br - PT - A favor na Cedecondh com restrições

Maria Luiza - marialuiza@camarapoa.rs.gov.br - PTB - Não se manifestou
Maristela Maffei - maristela@camarapoa.rs.gov.br - PCdoB - Contra em pronunciamento
Maristela Meneghetti - meneghetti@camarapoa.rs.gov.br - DEM - A favor (por email)
Maurício Dziedricki - vereadormauricio@camarapoa.rs.gov.br - PTB - A favor na Cedecondh

Mauro Zacher - zacher@camarapoa.rs.gov.br - PDT - Não se manifestou
Nereu D'Avila - nereuavila@camarapoa.rs.gov.br - PDT - A favor na CCJ
Neuza Canabarro - neuza@camarapoa.rs.gov.br - PDT - A favor na Cosmam

Nilo Santos - nilosantos@camarapoa.rs.gov.br - PTB - Não se manifestou
Professor Garcia - profgarcia@camarapoa.rs.gov.br - PMDB - Não se manifestou

Sebastião Melo - melo@camarapoa.rs.gov.br - PMDB - A favor é o autor do projeto
Sofia Cavedon - sofia@camarapoa.rs.gov.br - PT - Não se manifestou
Valdir Caetano - valdir@camarapoa.rs.gov.br - PR - A favor na CCJ


2 comentários:

felipe Viana disse...

Criar nova legislação proibindo as carroças não adiantará nada, isso se conseguirem aprovar (vai servir de trampolim pra promoção do vereador). Aprovando ou não tal lei, só vai causar mais revolta, o que poderá fortalecer um certo movimento de carroceiros que, por sua vez, agravará o problema dificultando ainda mais qualquer outra ação futura. O problema dos carroceiros (daqueles que são o foco em questão) e dos carrinheiros têm sua origem ligada ao surgimento de um nicho de mercado - formal por um lado, informal por outro -, onde os catadores se proliferaram conforme se deu o crescimento das indústrias recicladoras (o lado formal). O "mercado de trabalho" dos catadores existe para atender à duas demandas, basicamente: coleta de lixo reciclável e transporte de pequenas cargas de entulho. Pois bem, então vejamos: 1. A coleta seletiva de Porto Alegre é hiper ineficiente; 2. A população não separa nem dispõe direito o lixo, e isso garante o trabalho dos catadores praticamente 7 dias por semana; 2.1. Isso também é reflexo da ineficiência da Pref. e ausência de uma política eficaz; 3. Existem empresas, centros comerciais e condomínios que entregam seu lixo seco para carroceiros (é proibido por lei!); 4. A Prefeitura tem uma dificuldade tremenda em fixar essa gente em galpões de triagem, por diversas razões: 4.1. Porque existem atravessadores e indústrias que recebem matéria-prima diretamente dos carroceiros. Como o carroceiro seleciona os itens de maior valor e não precisa divir com mais ninguém, ele consegue renda melhor do que aqueles organizados em galpões, que acabam com pouco material e de baixo valor. Torna-se uma concorrência desleal, portanto. Alguns galpões adotaram a "estratégia" de colocar carroceiros nas ruas para disputar a coleta desse material e para manter a linha de produção operante (a coleta da Pref. não tem volume suficiente pra garantir o trabalho toda semana - exceto no Natal quando a geração de lixo é absurdamente grande). 4.2. Porque eles precisam de assistência externa constante para manter o bom funcionamento dos galpões. A Metroplan, por exemplo, construiu uma dezena de galpões pela região metropolitana e os colocou em operação, sem assistência. Em poucos meses quase todos fecharam as portas. Dados os fatos expostos acima, dentre outros, eu acredito que a retirada gradual das carroças das ruas (e a conseqüênte absorção dessas pessoas em outros nichos) se dará quando existir uma política séria e consistente de gestão dos resíduos sólidos e acabar com essa gandaia, que é uma pouca vergonha. O que temos hoje em termos de coleta oficial não passa do tema de casa mínimo, que juntamente com um galpão modelo ilustram os panfletos e enchem os olhos dos ingleses, e olhe lá. Eu absolutamente não acredito nem apóio a referida proposta de lei. Eu acho sim que é URGENTE a implementação de uma política de gestão integrada do lixo, muito séria, que leve em consideração o progressivo fim dos catadores (antes que vire profissão, como já tentaram certa vez). A indústria, a Prefeitura e as cooperativas poderão absorver essas pessoas. Por outro lado, gostaria de saber mais sobre a proposta mencionada na mensagem da Helena, em que ela se refere a um determinado projeto de retirada gradual (diferindo por completo de uma proibição). Ela fala de outro projeto? Qual? Pergunto, ainda, - já que a idéia para a qual nos pedem apoio é proibir inclusive o meio de transporte por carroça, independente de qualquer critério de maus tratos - por que é que os ricos não serão atingidos por essa lei, e continuarão a praticar hipismo e corrida de cavalos? Nesses "esportes" geralmente quem se lesiona e se quebra são os cavalos. Eu adoraria ver um jóquei tendo que pular obstáculos e dando com as canelas nas traves carregando alguém na garupa. Essa não interferência no "esporte" dos ricos derruba por completo a referida proposta de lei, pois se a justificativa serve para um, deveria servir para o outro. Caso essa pauta entre em caráter deliberativo- conclusivo na próxima reunião geral, e caso se cogite a hipótese em apoiar o movimento, solicito a leitura dessa minha mensagem aos presentes. Reforço pelo NÃO apoio.

Cláudia Myself disse...

É lamentável que bancadas tidas como de esquerda, como PT e o PC do B, estejam ou se esquivando (PT) ou se posicioando contra o projeto (PC do B)!
Essa visão de manter um trabalho como esse, a margem de qualquer inserção social como a formalidade e o controle das condições de trabalho é pré-capitalista, e beira a medievalidade!