A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rosário do Sul flagrou um homem maltratando um cavalo às margens da estrada que liga Uruguaiana a Porto Alegre (BR-290), no quilômetro 483, em Rosário do Sul, por volta das 10h desta quarta-feira. Faminto e sedento, o animal estava preso a uma carroça enquanto o dono o castigava com golpes de relho.
Depois da abordagem, João Batista Mendes Jaques, 37 anos, foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. De acordo com o delegado Thiago Firpo, o homem prestou depoimento e vai responder por crime de maus tratos em liberdade.
Jaques usava o cavalo para transporte. O animal tracionava uma carroça em precário estado de conservação. Em estado de magreza avançada, aparentando fraqueza e tremura, o eqüino estava com ferimentos nos joelhos e no lombo. O dono justificou os golpes pois o cavalo estaria empacado. Além disso, alegou que o animal foi comprado há dois meses e já se encontrava nesse estado.
— O cavalo estava faminto. Depois da abordagem, soltamos ele próximo ao posto da PRF. O bicho ficou a tarde inteira pastando e bebeu quatro baldes de água — relata o policial Everton Jorge Toescher.
Em casos como esse, a PRF admite que encontra dificuldades para encaminhar os animais apreendidos. Dependendo do caso, os animais chegam a ser devolvidos aos donos.
Sem local para manter o animal, os policiais entraram em contato com a Associação Rosariense de Defesa dos Animais (Arda). Dois representantes da entidade recolheram o cavalo no final da tarde de hoje. Ele ficará em um galpão onde será tratado com vitaminas, soros, ração e pasto.
— Vamos tratar ele tirando recursos do próprio bolso. Deu pena do cavalinho, que deve ter uns seis anos. Depois que ele ficar bonito, deverá ser leiloado — afirma um dos membros da Arda, Luiz Antônio de Souza.
Ronan Dannenberg, Santana do Livramento | ronan.dannenberg@zerohora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário