terça-feira, 13 de maio de 2008

Peças da Fonte Talavera foram refeitas na Espanha. Danificada durante ato dos carroceiros


Foto: Juliana Marina Moreira / PMPA
A bacia foi quebrada com os pés por um manifestante que escalou a fonte

CULTURA

Peças da Fonte Talavera foram refeitas na Espanha

A bacia da Fonte Talavera, situada em frente ao Paço Municipal, foi retirada no dia 9 de maio para ser substituída por outra bacia nova, completamente refeita na Espanha segundo o modelo original. Foi removido também o sistema de bombas, que será restaurado. O próximo passo será a substituição das peças quebradas. A conclusão da obra de restauro está prevista para meados de julho.

As peças foram refeitas na Artesania Talaverana, localizada na cidade espanhola de Talavera de la Reina, onde foram projetadas e construídas, e chegaram à capital gaúcha em março passado. Devido à grande dimensão da bacia, que tem cerca de 110 cm de diâmetro, foram necessários vários protótipos para se chegar à obra de cerâmica com as qualidades técnicas requeridas.

Segundo o arquiteto Edgar da Luz, responsável pela restauração em Porto Alegre, está sendo finalizada a montagem de infra-estrutura no local da fonte. Estão em andamento os trabalhos de preparação das peças novas, bem como a limpeza e restauração de partes da obra original.

Recursos - Executado exclusivamente com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Funphac), o trabalho de instalação está estimado em R$ 49 mil, aos quais se somaram custos da ordem de R$ 15 mil para confecção e transporte da peça.

Histórico da fonte

Presenteada à Porto Alegre pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, a peça foi criada pelo artista Juan Ruiz de Luna e fabricada em seu atelier em Talavera de la Reina.
No ano 2000, a fonte passou por um processo de restauração efetuado pela mesma equipe que está executando a atual restauração. A Fonte Talavera foi vandalizada pela imprudência de um manifestante, que há cerca de três anos ignorou as proibições de entrada nesse monumento histórico da Capital, pulou sua cerca e escalou o topo da fonte, acabando por quebrar, com os pés, parte de sua grande bacia.

Nenhum comentário: