A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Porto Alegre aprovou nesta terça-feira parecer favorável à proposta que prevê a retirada gradual das carroças na cidade.
O projeto, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), prevê que a mudança ocorrerá no prazo máximo de oito anos.
Neste período, será feito o cadastramento social das famílias que usam os veículos para subsistência e a definição, pelo Executivo, de metas e políticas públicas de remanejamento dos trabalhadores com carroças para outras atividades.
"O caos no trânsito, o risco de acidentes, a condução indevida de carroças por menores e os maus-tratos aos animais são alguns dos motivos que nos levam a apresentar este substitutivo", diz Melo.
Comentários no Blog Bicharada:
Nome: Marilene
Cidade: Porto Alegre
O carroceiro não respeita o próprio cavalo que lhe dá o sustento.Numa noite dessa semana em torno de 20 hs um carroceiro entrou contramão na rua Luzitana, alto trânsito de carros.
Nome: Lourdes Sprenger
Cidade: Porto Alegre
As enquetes nos meios de comunicação apontam que a população na sua grande maioria não quer mais conviver com carroças circulando e carrinheiros em trabalho escravo. A CCJ da Câmara aprovou um projeto-de-lei que tramita há vários anos, tendo sido discutido com os segmentos da sociedade, prevê a inclusão social com a retirada gradativa, cursos profissionalizantes, visando o remanejamento desta mão-de-obra para outras atividades porque carroceiro e carrinheiro não é profissão. Ao que tudo in
Nome: Zelda
Cidade: Porto Alegre
Tambem acho que não precisa de 8 anos para resolver uma questão pendente de um governo para outro.Se existisse vontade política para resolver qualquer questão para o bem do povo como existe para aumentar os salários deles,nosso país seria uma maravilha.Como levanta a bandeira a Gioconda na novela da TV Globo." CHEGA DE DESVIOS,CHEGA DE SUBORNOS,CHEGA DE PRESIDENTE DIZER QUE NÃO SABE DE NADA,CHEGA DE POLITICOS DESONESTOS QUE NÃO SOFREM PUNIÇÃO, CHEGA DE MALTRATAR O PAÍS. "
Nome: Lauro
Cidade: Pelotas
Parabéns pela iniciativa e justificativa. O assunto é urgente e, espero que a discussão atinja outras cidades, como por exemplo Pelotas, onde a situação é notoriamente um problemão.
Nome: alfredo vargas
Cidade: poa
Achei bonita a reportagem do Paulo Santanna.mas na tarde do mesmo dia ,vi no bairro moinhos de vento,mais um cavalo exausto caido no chão,fora para carrouceiro não existe sinaleira,rua de contra mão, são. mau educacados e agressivos.desculpe para pessoas trabalhadoras de verdade.
Nome: Saul Neto
Cidade: Porto Alegre
Caos no trânsito Acidentes Maus-tratos aos cavalos E ninguém se preocupa com as pessoas que estão em cima das carroças. Somos mesmo uma sociedade pequena.
Nome: Viviane
Cidade: SL
finalmente começamos a ver evoluções :)
Nome: ronan wittee
Cidade: poa
O que dá mais votos,o sumiço das carroças ou a discussão sobre a proibição da circulação destas engenhocas ? Destinada a ser tema lucrativo na próxima campanha eleitoral,qualquer que seja a decisão,deverá ficar para uma nova rodada de pressão em 2012.Até lá o pangaré terá de aguentar o tranco.
Um comentário:
Hoje presenciei uma cena lamentável com relação ao tráfego de carroças. O cavalo simplesmente caiu no chão, não tinha condições, estava exausto, mal tratado, muito magro e com sede. Duas pessoas em cima da carroça e mais um monte de papel. O susto foi grande, podia ter sido pior se nao estivessemos em baixa velocidade. Indignação. A partir de hoje vou lutar pela causa. Estou disposta a influenciar essa realidade na minha cidade, mudar. Precisamos de mudança!
Postar um comentário