LIMPEZA URBANA
Novo modelo de limpeza urbana vai cadastrar catadores
O 1° Seminário Municipal sobre Catadores de Resíduos Recicláveis foi aberto na manhã de hoje, com a participação do secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, e do diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Garipô Selistre. Na ocasião, Busatto informou que o cadastramento, a capacitação e a regionalização de catadores e carrinheiros de Porto Alegre são algumas das principais ações a serem desenvolvidas após a assinatura de convênio entre DMLU e organizações representativas desses trabalhadores.
O texto do convênio está sendo discutido internamente e analisado juridicamente pelo DMLU, mas é parte fundamental do processo de implementação do novo modelo de gestão da limpeza urbana. Conforme o secretário, o novo sistema prevê ainda a constituição de arranjos produtivos locais, de um fundo para subsidiar a atividade e de parcerias com as 14 Unidades de Triagens existentes. “Para tanto, a organização e qualificação dos catadores e carrinheiros é decisiva”, afirmou. De acordo com Garipô Selistre, os principais objetivos do DMLU no novo modelo de limpeza são preservar e qualificar a economia social do lixo, organizar a atividade de carroceiros e carrinheiros e garantir melhores condições de vida, trabalho e renda para cerca de 10 mil famílias.
Seminário
Promovido pelo DMLU, o seminário contou com a realização de painéis com representantes das prefeituras de Belo Horizonte e São Paulo, capitais que promovem a coleta seletiva de lixo em parceria com catadores e recicladores há mais tempo. O evento prossegue amanhã, 26, a partir das 9h, com a realização de trabalhos em grupo, para que os participantes definam como as experiências de outras localidades podem contribuir na superação dos problemas da coleta de lixo em Porto Alegre.
Segundo o coordenador da Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo, Jetro Menezes, a profissionalização da coleta é decisiva para a sustentabilidade das cidades. Ele observou que a capital paulista enfrentou muitas dificuldades pela falta de continuidade de um modelo de gestão do lixo e defendeu a organização dos catadores em associações ou cooperativas. Também a chefe da Divisão de Coleta Seletiva do Serviço de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Vanuzia Amaral, chamou a atenção para a necessidade dos catadores e carrinheiros se associarem para poder constituir os arranjos produtivos locais.
O 1° Seminário Municipal sobre Catadores de Resíduos Recicláveis está sendo realizado no Comando Ambiental da Brigada Militar (Avenida Bento Gonçalves, 3850).
Programação
25 de abril – terça-feira
14h - Debate
14h45 - Painel V – representante da Associação dos Moradores
Carroceiros e Papeleiros da Ilha Grande dos Marinheiros (RS), Venâncio
Francisco de Castro; representante do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos Recicláveis (RS), Cristiano Benites Oliveira
15h15 - Intervalo
15h30 - Painel VI - representante da Associação dos Trabalhadores
Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Atracar/RS), Alexandre
Camboin; representante da Associação de Recicladores do Loteamento
Cavalhada (RS), Alexandre Cardoso
16h15 - Painel VII – representante da Cooperativa de Reciclagem Unidas
pelo Meio Ambiente (Cruma/SP), Roberto Laureano Rocha; representante da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare/MG), José Aparecido Gonçalves
17h15 - Painel VIII - representante da Associação Profetas da Ecologia
(RS), Eliane Nunes Perez; coordenadora-geral da Federação das Associações dos
Recicladores do Rio Grande do Sul (FARRGS), Beatriz Aguiar da Silva
18h - Debate
18h30 - Encerramento
26 de abril – quarta-feira
8h30 - Abertura
9h - Trabalhos em grupos – Tema: Quais os elementos das experiências apresentadas que podem contribuir para a superação dos problemas de coleta de lixo em Porto Alegre?
10h15 - Intervalo
10h30 - Conclusão dos trabalhos
12h - Intervalo para almoço
14h - Plenária de debates, com a apresentação das discussões dos grupos
15h - Debate livre mediado pela organização não-governamental Camp
16h - Intervalo
16h15 - Conclusão
17h - Encerramento com o diretor-geral do DMLU, Garipô Selistre
Nenhum comentário:
Postar um comentário