segunda-feira, 3 de abril de 2006

Ambientalistas e entidades debatem limpeza urbana


Foto: Ivo Gonçalves / Arquivo PMPA
Coleta seletiva será ampliada

DIÁLOGOS DA CIDADE

Ambientalistas e entidades debatem limpeza urbana

O Diálogos da Cidade sobre o novo modelo de limpeza urbana continua amanhã. Ambientalistas, profissionais liberais, representantes da Fepam, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e da Fundação Zoobotânica, de universidades, da OAB, do CREA, do Sindicato dos Engenheiros/RS e do Instituto dos Arquitetos do Brasil se reúnem com a Prefeitura para trocar idéias e sugestões sobre o gerenciamento da coleta de lixo. O sistema deverá estar integrado até o início de 2007. Uma audiência pública está prevista para o próximo dia 13, e o edital de licitação deverá ser publicado em 12 de maio.

Na apresentação de hoje, a empresários e carroceiros, os secretários municipais de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Garipô Selistre, detalharam o novo modelo de limpeza urbana a cerca de 30 representantes da área empresarial pela manhã. À tarde foi a vez de apresentar o modelo a carrinheiros, carroceiros e catadores, no auditório da EPTC (Rua João Neves da Fontoura, 7). Além de destacar o compromisso com a geração de emprego e renda a esses trabalhadores, os representantes da Prefeitura enfatizaram que eles também poderão contribuir na educação ambiental. Uma das participantes do encontro destacou que a experiência e o trabalho que é desenvolvido atualmente na cidade poderá contribuir para o novo sistema a ser implementado.

O principal objetivo da Prefeitura é otimizar serviços e recursos, sem aumentar taxas e impostos. Atualmente, 87% dos serviços do DMLU são terceirizados e estão divididos em 38 contratos, a maioria por vencer. A meta, com a licitação, é reduzir o número de contratos (no máximo quatro). Os secretários destacaram que o sistema atual de coleta está esgotado. "Existe a necessidade de usar novas tecnologias e ferramentas de gestão mais eficazes para que haja melhoria nos serviços prestados à população", afirmou o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto. O novo sistema de coleta vai ampliar o número de serviços, além de introduzir a varredura mecanizada das principais vias de Porto Alegre e corredores de ônibus, limpeza de monumentos e pichações, ampliação dos roteiros e da área de abrangência da coleta seletiva.

Além disso, a Prefeitura está preocupada em fortalecer a economia social do lixo, responsável por trabalho e geração de renda de uma parcela significativa da população vulnerabilizada da cidade - a estimativa é de que 10 mil famílias condicionem sua sobrevivência à exploração do lixo. Uma das propostas é fazer um zoneamento da coleta seletiva na Capital para formar arranjos produtivos locais. "Sabemos que há uma distribuição nos territórios, mas é preciso articular em conjunto com o governo para o fortalecimento desse sistema", disse Magalhães.

Na tentativa de potencializar a coleta seletiva, o DMLU promoverá campanha junto a grandes geradores de resíduos, como redes de supermercado, empresas e condomínios, para que entreguem o material diretamente ao órgão. Isso vai garantir que os resíduos sejam encaminhados aos galpões de reciclagem, aumentando a produção e a renda dos trabalhadores.

Cronograma de reuniões

Hoje
 Horário: 9h30min
 Local: Auditório da EPTC – Rua João Neves da Fontoura, 7
 Participantes: Ambientalistas, profissionais liberais, representantes da Fepam, da SMAM e da Fundação Zoobotânica, de universidades, da OAB, do CREA, do Sindicato dos Engenheiros/RS e do Instituto dos Arquitetos do Brasil

 Horário: 18h
 Local: Auditório da EPTC – Rua João Neves da Fontoura, 7
 Participantes: Sindicato dos Empregados (comerciários, zeladores, porteiros e trabalhadores de residências)

Dia 05/04
 Horário: 10h
 Local: Câmara Municipal – Avenida Loureiro da Silva, 255
 Participantes: Vereadores

 Horário: 18h
 Local: Auditório da EPTC - Rua João Neves da Fontoura, 7
 Participantes: representantes de associações de moradores


Dia 06/04
 Horário: 14h
 Local: Sala 10 do Mercado Público
 Participantes: representantes do OP- Região Centro

 Horário: 18h
 Local: Sala 10 do Mercado Público
 Participantes: conselheiros do OP

Audiência Pública
Dia 13 de abril, às 9h30, será realizada Audiência Pública, na Rua Dr. Mário Totta, 64, Tristeza.

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