terça-feira, 15 de abril de 2008

Reinauguração da Fonte Talavera será em junho. Danificada em ato dos carroceiros


Foto: Edu Andrade/PMPA
Danificada há quase três anos, fonte aguardava peças vindas da Espanha
Foto: Edu Andrade/PMPA
Peças foram refeitas e chegaram a Porto Alegre em março

CULTURA

Reinauguração da Fonte Talavera será em junho

A Fonte Talavera, localizada em frente à sede da prefeitura, ingressa na reta final do processo de restauração e reinstalação. Danificada há quase três anos, durante um protesto público, a fonte precisou esperar por peças vindas da Espanha, país onde foi concebida. As peças foram refeitas na Artesania Talaverana, localizada na cidade espanhola de Talavera de la Reina, e chegaram a Porto Alegre em março passado.

Segundo o arquiteto Edgar da Luz, responsável pela restauração, a montagem de infra-estrutura no local da fonte está em fase final. Começam agora os trabalhos de preparação das peças novas, bem como de limpeza e restauração de partes da obra original. A montagem total da Fonte Talavera deve ficar pronta em 60 dias.

Reforma - Além da restauração da bacia e demais peças, a fonte receberá limpeza completa e reforma nos dutos de água. Executado com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Funphac), o trabalho de instalação está estimado em R$ 49 mil, aos quais se somam custos da ordem de R$ 15 mil para confecção e transporte da peça.

Fonte Talavera
Foi presenteada a Porto Alegre pela comunidade espanhola residente na Capital no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. Foi criada pelo artista Juan Ruiz de Luna e fabricada em seu atelier, em Talavera de la Reina, na Espanha. No ano 2000, passou por um processo de restauração efetuado pela equipe do arquiteto Edgar da Luz, a mesma que executa o trabalho de reposição das peças.

Nenhum comentário: