LIMPEZA URBANA
Prefeito recebe comissão de catadores
O prefeito José Fogaça assegurou hoje, 12, ao Movimento Nacional dos Catadores (MNC), que a categoria tem a garantia de trabalho e renda em Porto Alegre. Em reunião com uma comissão de catadores, no Paço Municipal, Fogaça informou que a prefeitura já definiu a área para a instalação do projeto Central de Materiais (Cemar), que deverá reduzir o fluxo de carroças nas vias de grande tráfego da Capital.
Prevista para ser construída no bairro Humaitá, a Cemar consiste em uma grande unidade de triagem para recebimento do lixo reciclável coletado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e distribuição aos catadores. "Preservar a economia social do lixo é uma política da qual o governo não abre mão. Nosso objetivo é agregar valor ao trabalho dos catadores e criar alternativas em conjunto para qualificar o sistema", afirmou o prefeito.
Para a implantação do Cemar, a prefeitura busca recursos junto ao governo federal, por meio do Ministério do Trabalho. Além do galpão de triagem, a unidade prevê a construção de creche, posto de saúde e escola para atender às famílias de catadores.
Agenda de trabalho - Até a primeira quinzena de janeiro, a comissão voltará a se reunir com o governo para a definição de uma agenda sistemática de trabalho, a fim de atender às prioridades da categoria e qualificar o sistema na Capital.
Participaram da audiência o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, os secretários municipais de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, e de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, e os representantes da Associação de Carroceiros da Ilha Grande dos Marinheiros, Venâncio Francisco de Castro, da Associação de Catadores da Cavalhada, Celoí Saraiva, e do Movimento Nacional dos Catadores, Cristiano Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário