terça-feira, 24 de abril de 2007

Fonte Talavera recebe obras de restauração. Quem pagará pelo restauro?

Foto: João Fiorin / Arquivo PMPA


PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Fonte Talavera recebe obras de restauração

A Prefeitura deu início ao processo de reposição de peças da Fonte Talavera, localizada na Praça Montevideo, em frente ao Paço Municipal. Esta manhã, engenheiros da Espaço, Arquitetura e Restauro trabalharam na confecção do molde da escultura superior, danificada em junho de 2005, durante uma manifestação de carroceiros.

Em gesso e argila, o molde será enviado à Artesania Talaverana, sediada na cidade de Talavera de La Reyna, na Espanha, para finalização do trabalho de confecção. Conforme a coordenadora da Memória Cultural do Município, Miriam Aloísio Avruch, este molde deve assegurar a precisão da bacia maior. “É um trabalho delicado e moroso. A bacia foi confeccionada oito vezes e todas as vezes que foi para o forno, apresentou rachaduras”, disse. A previsão é de que as peças cheguem a Porto Alegre em cerca de 30 dias.

Além da reposição da bacia e demais peças, com o restauro, a fonte receberá limpeza completa e reforma nos dutos de água. Executado com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Funphac), o trabalho de instalação está estimado em R$ 49 mil e conta com apoio do governo espanhol.

Fonte Talavera
Presenteada a Porto Alegre pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, a peça é uma contrução original de 1855. Foi criada pelo artista Juan Ruiz de Luna e fabricada em seu atelier em Talavera de la Reina, na Espanha. No ano 2000, passou por um processo de restauração efetuado pela equipe do arquiteto Edegar da Luz, a mesma que está executando o trabalho de reposição das peças.

Nenhum comentário: