sexta-feira, 27 de abril de 2007

E as carroças continuam a provocar acidentes fatais

Caminhão bate em carroça na RS 030

Dois acidentes fatais foram registrados ontem no RS. Rosa Cristina Vieira de Carvalho, 65, morreu após um caminhão bater na carroça que ela estava, no km 44, da RS 030, em Santo Antônio da Patrulha. O carroceiro e o caminhoneiro ficaram feridos.

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2007

terça-feira, 24 de abril de 2007

Fonte Talavera recebe obras de restauração. Quem pagará pelo restauro?

Foto: João Fiorin / Arquivo PMPA


PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Fonte Talavera recebe obras de restauração

A Prefeitura deu início ao processo de reposição de peças da Fonte Talavera, localizada na Praça Montevideo, em frente ao Paço Municipal. Esta manhã, engenheiros da Espaço, Arquitetura e Restauro trabalharam na confecção do molde da escultura superior, danificada em junho de 2005, durante uma manifestação de carroceiros.

Em gesso e argila, o molde será enviado à Artesania Talaverana, sediada na cidade de Talavera de La Reyna, na Espanha, para finalização do trabalho de confecção. Conforme a coordenadora da Memória Cultural do Município, Miriam Aloísio Avruch, este molde deve assegurar a precisão da bacia maior. “É um trabalho delicado e moroso. A bacia foi confeccionada oito vezes e todas as vezes que foi para o forno, apresentou rachaduras”, disse. A previsão é de que as peças cheguem a Porto Alegre em cerca de 30 dias.

Além da reposição da bacia e demais peças, com o restauro, a fonte receberá limpeza completa e reforma nos dutos de água. Executado com recursos do Fundo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Funphac), o trabalho de instalação está estimado em R$ 49 mil e conta com apoio do governo espanhol.

Fonte Talavera
Presenteada a Porto Alegre pela Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, no centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, a peça é uma contrução original de 1855. Foi criada pelo artista Juan Ruiz de Luna e fabricada em seu atelier em Talavera de la Reina, na Espanha. No ano 2000, passou por um processo de restauração efetuado pela equipe do arquiteto Edegar da Luz, a mesma que está executando o trabalho de reposição das peças.