domingo, 18 de janeiro de 2009

Diário de Pernambuco (02/01/09): Convenção das carroças

Se na praia de Boa Viagem o disciplinamento do uso do espaço público é precário, na orla de Brasília Teimosa ele simplesmente não existe. O primeiro dia do ano na praia mais parecia uma convenção decarroças . Os equipamentos, puxados por animais, são usados principalmente como meio de transporte, mas por falta de um "estacionamento", eles se aglomeram na areia.Carroças e os animais ficam a poucos metros do mar.


Charretes servem como meio de transporte para famílias irem à praia. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press
O carroceiro Demar Pereira, 26 anos, levou a mulher e o filho para um banho de mar. "Não dá para pagar passagem de ônibus para todo mundo, por isso eu venho com a minha família na charrete", contou Demar. Segundo ele, o banho é uma tradição no primeiro dia do ano para retirar as mazelas do corpo. "Mais tarde dou o banho no cavalo antes de ir embora", contou.

Levar animais para a areia da praia ou banhá-los no mar já era proibido desde o decreto anterior, mas a prática é comum e a fiscalização passa longe. Também não é permitido o trânsito de automóveis na faixa de areia, mas também é comum encontrarcarros que acessam a faixa de areia da praia do Pina entrando por Brasília Teimosa. Há dois anos a prefeitura chegou a interditar este acesso com gelo baiano, mas por pouco tempo.

Assim como em Boa Viagem, as praias do Pina e Brasília Teimosa contam com uma grande quantidade de comércio ambulante de bebidas, comidas e outros produtos como ascarroças de CDs ou DVDs piratas. "Essas carroças que comercializam produtos piratas na praia são proibidas e precisamos intensificar a fiscalização. Também não será permitada a preparação de alimentos. Só poderão ser comercializados alimentos prontos", explicou Amir Schvartz.

http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/01/02/urbana1_1.asp